Ampliar a cobertura de crianças em idade pré-escolar foi uma das promessas de campanha do prefeito Edvaldo Nogueira cumprida com êxito em 2017. Hoje, a educação infantil em Aracaju oferece 7.260, sendo 368 vagas a mais do que a gestão anterior. Para isso, o esforço da administração se deu na retomada da obra e entrega de mais uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada no bairro 17 de Março, na contratação de cuidadores e aquisição de novos materiais pedagógicos.
Em Aracaju, são 30 unidades exclusivas para Educação Infantil, divididas em atendimento à creche e pré-escola, e 16 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) que também oferecem pré-escola. “Também já temos projeto para a construção de mais três unidades para a educação infantil em Aracaju, sendo outra na região do bairro Santa Maria, uma no Jabotiana e outra nas proximidades do Coqueiral. Duas delas serão construídas através de uma parceria com o Governo Federal”, afirma o diretor da Educação Básica Municipal, Manuel Prado.
Na pré-escola, que compreende crianças de quatro e cinco anos, toda a demanda foi suprida. Isso quer dizer que a Prefeitura de Aracaju cumpriu com a obrigatoriedade do Ministério da Educação (MEC) na universalização de matrícula para essa faixa etária, e que todas as famílias que buscaram matricular seus filhos, foram atendidas. Mesmo sendo uma exigência recente, em 2016, essa demanda não estava sendo suprida na sua totalidade.