Os perigos do “Homeschooling”

Ao longo deste mês, a ideia do pedagogo Renato Queiroz, 30, era discutir a campanha do Maio Laranja com os alunos do 2º ano na escola em que ensina, no Alto do Cruzeiro. A campanha nacional tem o objetivo de conscientizar, prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, numa referência à menina Araceli Crespo, estuprada e morta aos oito anos de idade, em 1973, no Espírito Santo. 

Uma das abordagens do professor foi mostrar às crianças, de forma lúdica, como poderiam ficar atentas a sinais de abuso que poderiam estar vivendo. Para isso, ele trouxe o livro infantil Kiko e Mão, que conta a história de Kiko enquanto a Mão ensina quais partes do corpo podem ou não ser tocadas por outras pessoas. 

“No final, a Mão diz a Kiko que existe uma rede de apoio caso alguém queira tocar nele. Nessa rede, estão as pessoas que ele têm confiança. Teve uma criança que se levantou e disse: ‘professor, eu confio em você, por isso quero falar’. Ela me disse depois, em particular, que um primo dela estava querendo tocá-la nos lugares onde não podia”, conta Renato. 

O comportamento da criança vinha chamando a atenção da também pedagoga Darlene Souza, que dá aulas a essa turma duas vezes na semana. No ano anterior, era atenta, meiga e respeitava os combinados da sala. Nos últimos tempos, porém, andava desatenta e constantemente agia com desrespeito ou indisciplina. “O professor acaba conhecendo o comportamento de cada criança”, explica. 

Quando os professores e a escola foram conversar com a mãe da menina, souberam que a família tinha descoberto que se tratava de um adolescente de 13 anos. Mas muitas vezes a família não faz ideia ou o abusador é a própria pessoa responsável pela vítima. “A escola protege a criança, porque a maioria dos abusos acontece no ambiente doméstico, que é o lugar que também deveria protegê-la. Muitas vezes, nós criamos um vínculo com a criança e ela se sente à vontade para contar as histórias que vive dentro de casa, até mesmo as violências”, diz o professor Renato. 

Está curtindo o conteúdo? Compartilhe :)

Contatos
Endereço

Rua Teerã, 482, Vila Leopoldina, 05301-000, São Paulo-SP

Copyright © 2022 – Todos os Direitos Reservados – Apoio e Convívio