Importante não se confundir “pré-escolar”, que é uma etapa do processo educativo, com “pré-escola”, que é o lugar onde esse processo educativo é desenvolvido.
As características da educação pré-escolar dependem de cada sistema educativo. Em geral, trata-se de uma etapa que não é obrigatória: os pais dos meninos, por conseguinte, podem decidir se mandam os seus filhos para esses estabelecimentos de ensino ou não. Em alguns países, de qualquer forma, o nível pré-escolar faz parte da educação.
Existem diversas formas de evocar os estabelecimentos que oferecem serviços educativos de nível pré-escolar. Pode tratar-se de um jardim-de-infância, de uma escolinha, de um infantário ou de outro tipo de centro. O habitual é receberem crianças de entre alguns meses de vida até aos seis anos, idade a partir da qual o pequeno deve dar entrada na escola primária.
Compete aos estabelecimentos de educação pré-escolar tomar conta dos meninos e estimular os seus sentidos. Deste modo, conseguem gerar as estruturas mentais necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem formal que iniciarão nos anos seguintes.